quinta-feira, 24 de abril de 2008

Como montar um skate

O skate é composto por seis partes:

· Um shape (madeira que fica em cima);
· Um par de trucks (eixos);
· 8 rolamentos;
· 4 rodas;
· 8 parafusos;
· Uma lixa autocolante.

Atenção: esses acessórios acima citados são encontrados em quase todas as lojas de skate e são todas de forma padrão.



Cole a lixa no shape, retire as bordas (pedaços de lixa que sobram). O shape possui 8 furos para os parafusos, então pegue uma chave de fenda (por exemplo) e fure a lixa no lugar dos buracos, coloque os parafusos com a porca virada para o desenho do shape. Feito isso encaixe os eixos nos parafusos, aperte e separe. Pegue agora os rolamentos colocando dois em cada roda. Faça isso nas quatro e depois encaixe nos eixos, não apertando muito as porcas do trucks. Está pronto.

Escolher as tábuas

Escolher a tábua é uma missão que muita gente está acostumada, porém, muitas pessoas não sabem escolher. A nossa intenção é dar algumas dicas úteis para que aprenda a escolher.

Se você já está acostumado à usar uma tábua larga, não precisa de mudar de ideias só porque calça o 36. Se já está acostumado a usar determinado tipo de tábua, trocar pode ser um pouco estranho.

- Se é magro e/ou pequeno, o ideal seria você usar tábuas estreitas, porque sendo magro, você pesa pouco e pesando pouco, não corre o risco de quebrar tábuas com facilidade.
- Se é mais forte ou um pouco gordinho, é melhor você escolher um shape mais largo, se usar tábuas estreitas com certeza eles irão quebrar mais facilmente.
- Se tem o pé grande (acima de 41) também é melhor que não use uma tábua estreita.
- Se gosta de dar flips, o ideal seria ter uma tábua estreita ou com muito concavidade lateral.
- Se não liga muito aos flips pode escolher uma tábua média ou larga e com concavidade médio ou pouco.
- Agora se você dá flips, mas também gosta de outros tipos de manobras escolha uma tábua de largura média ou uma tábua com concavidade médio.
- Para andar de mini rampa ou half o melhor é usar shapes largos.

As tábuas quanto à largura:

· Os largos têm de largura 20cm ou mais. · Já os médios estão entre 19 e 20cm.
· Os estreitos têm 19cm ou menos.

As tábuas quanto à concavidade:

· As tábuas com muita concavidade lateral facilitam as manobras de flip.
· As tábuas com concavidade média são para quem gosta de flip, porém também gosta de outras manobras.
· As tábuas com pouca concavidade são para quem já tem facilidade em dar flips ou para aqueles que quebram tábuas com facilidade.

Conservar as tábuas

- Evite molhar, passar algum pano húmido ou lavar a tábua, pois a água infiltra-se na madeira amolecendo as fibras e pode fazer com que a tábua "abra" mais facilmente.
- Aperte sempre os parafusos da base (unem a tábua com o truck), evitando a chamada "folga", pois a folga faz com que, na hora que você estiver a andar, ocorram choques entre a base do truck e a tábua, podendo quebrar a base.

Para evitar esse problema, podem-se utilizar os antigos pads, que é um espaçador de plástico de 1 a 2 mm de espessura entre a base e a tábua, amortecendo bastante o choque. Antigamente o pessoal cortava um pedaço de couro e colocava no lugar do pads, e funcionava muito bem!

Conservar os trucks

- Evite apertar muito o parafuso "Central", pois pode esmagar os amortecedores, podendo ocasionar uma ruptura e também podem deixar o truck "torto". Existem amortecedores de diferentes durezas, então, se mesmo apertando bastante o parafuso o truck continuar "mole", é melhor trocar por um amortecedor mais duro.
- Aperte sempre os parafusos da base (unem o shape com o truck), evitando a chamada "folga", pois a folga faz com que, na hora que você estiver a dar uma banda, ocorram choques entre a base do truck e o shape, podendo quebrar a base. Para evitar esse problema, pode-se utilizar os antigos pads, que é um espaçador de plástico de 1 a 2 mm de espessura entre a base e o shape, amortecendo bastante o choque.

Antigamente o pessoal cortava um pedaço de couro e colocava no lugar do pads, e funcionava muito bem!

Conservar os rolamentos




- O primeiro cuidado a tomar com os rolamentos, é mantê-los longe de terra, areia e água. A terra, a areia e água conseguem penetrar no interior dos rolamentos e com o tempo (pouco tempo) os rolamentos estarão a estourar, a abrir, a travar ou a perder velocidade.
- Outra dica é evitar lubrificar muito. Sempre que você tira os rolamentos para serem lubrificados, o contacto com as suas mãos, faz com que o suor, que naturalmente sai de suas mãos, e você nem percebe, atingem a parte metálica que rapidinho é oxidada e com a oxidação os rolamentos vão perdendo sua capacidade.
- Agora se por acaso o seu skate cair dentro de água, ou se você decidir fazer um cross na pista de bicicleta cheia de lama, aí sim os rolamentos tem que ser retirados com um pano seco, devem ser limpados e lubrificados.
- Apertar muito as porcas de suas rodas somente se o seu skate estiver com espaçador, e deixar a roda com jogo, ou seja, muito solta pode fazer com que os rolamentos durem menos tempo, portanto nem muito solta, nem muito apertada.
- Caso o skate comece a perder velocidade, o problema pode estar nos rolamentos. Verifique se não está a precisar de lubrificar os rolamentos, fazendo uma limpeza antes com algum solvente. (OBS: Algumas fábricas de rolamentos dizem que não é necessário fazer uma lubrificação, o que algumas pessoas não acham verdadeiro. É claro, se ele for utilizado uns 2/3 meses não será necessário nenhuma lubrificação. Mas se passar desse tempo é bom dar uma lubrificação.

Evite andar em lugares com muito poeira, pois o pó entra nos rolamentos, prejudicando o seu desempenho e aumentando o desgaste.

Conservar as rodas Evite:

- Evite andar de skate em lugares com varias saliências, que fazem o skate trepidar muito.
- Esta trepidação faz com que em pouco tempo os seus rolamentos fiquem com folga no interior das rodas.
- Evite dar aqueles slides só para parar o skate, só um slide não irá gastar as suas rodas, mas repetidas vezes podem fazer que elas se gastem de um lado só. Tamanho das rodas:
· Se gosta de Down Hill compre somente rodas grandes.
· Rodas pequenas são aconselháveis para flipeiros e skaters que só andam em lugares lisinhos, porém em Mini rampa e Vertical é bem melhor andar com rodas grandes.
· Já para Street, depende do gosto, as mais usadas são as de 55mm, pois muita gente gosta de andar com rodas grandes para dar mais velocidade e durar mais.

Manutenção:

Sempre que perceber que as suas rodas estão a ficar gastas de um lado só, faça um "rodízio" entre elas.
O rodízio deve ser feito da seguinte maneira:

- Troque as rodas fazendo um X, ou seja as rodas que estiverem no eixo de trás do lado esquerdo, devem ir para frente no lado direito.
- Cuidado para não inverter o lado da roda. Ex.: Se no eixo de trás do lado esquerdo a roda estiver com o desenho virado para fora, ao trocá-las com a do eixo da frente do lado direito ela deve estar com o desenho para o lado de dentro (o mesmo para as outras rodas).

Motivos para andar de skate

- Injecta no corpo a maior adrenalina que existe na vida;
- Desenvolve a coordenação motora;
- Estimula os reflexos;
- Aumenta o poder de concentração;
- Fortalece determinados músculos e articulações;
- Incentiva a repetição e insistência, crescendo a determinação do indivíduo;
- Cresce a autoconfiança do praticante;
- Por ser um exercício anaeróbico, estimula as funções cardiovasculares do corpo;
- Transforma qualquer imbecil num contestador inconformado com algumas das baboseiras da vida;
- Pode ser praticado em qualquer lugar, desde que a superfície seja de concreto, asfalto, madeira ou metal;
- Permite voar sem ter que pagar passagem aérea ou ter que saltar de asa-delta;
- Faz com que o sujeito passe a observar a arquitectura da cidade de maneira diferente;
- É o meio de transporte menos poluente que existe;
- Nenhum outro é tão estiloso como ele;
- Abre a mente, ouvidos e coração para outros tipos de estilo de vida, música e comportamento;
- Cria roupas funcionais que sempre viram moda depois de um tempo;
- Promove o crescimento de um senso crítico jamais encontrado noutra tribo urbana;
- Queima gorduras que é uma beleza;
- Aumenta TODOS os apetites inerentes ao ser humano;
- As crianças adoram;
- As adolescentes adoram;
- As mulheres adoram;
- ''Você não gosta de mim, mas a sua filha gosta'';
- Transforma um ignorante lerdo, em pelo menos alguém que pensa rápido;
- Leva crianças, adolescentes e adultos as ruas cheios de boas intenções;