segunda-feira, 28 de abril de 2008

Modalidades










Big Air

Modalidade criada por Danny Way que foi adoptada e actualmente é a principal competição do X-Games. Colocando modalidades que também reflectem parte do que os skaters querem mostrar para o mundo, como o fim da disputas do "skatepark" e mostrar disputas de "street skate", em obstáculos que verdadeiramente reproduzem o que os skaters de street fazem.







Down Hill

Descidas e ladeiras são os palcos para os skaters que praticam o downhill. Sempre equipados de capacete e equipamentos de segurança, descem ladeiras íngremes. Existem ladeiras em que os atletas atingem mais de 110 km/h, onde equipamentos como casacos, calças e luvas de couro, capacete fechado é indispensável.










Downhill Slide
Modalidade onde o atleta desce uma ladeira fazendo manobras em alta velocidade. Como muitos devem saber, um dos inventores do downhill-slide foi Clifford Coleman, um californiano de Berkeley que hoje tem 54 anos e pratica muito o downhill-slide. Ele e os seus amigos, começaram a criar a arte de deslizar (Slide) por volta de 1965, mas somente em 1975 é que se encontraram num evento e puderam compartilhar as suas experiências vividas nestes 10 anos e exibiram os primeiros slides em pé (Stand-up) de que se tem notícia. Com o passar dos anos, Cliff começou a desenvolver outro tipo de Slide, o Slide de mão, agachado, o qual poderia ser executado em velocidades maiores proporcionando uma maior segurança no Downhill, visto que este slide poderia ser utilizado como uma espécie de freio na descida de ladeiras maiores ou mais íngremes. Desenvolvendo a habilidade dos skaters de descer ladeiras cada vez maiores e mais rápidas (naquela época).













Freestyle

Modalidade onde o skater apresenta várias manobras em sequência, geralmente no chão. O freestyle é considerado uma das primeiras modalidades do Skate. Cada skater efectua combinações de manobras num tempo pré-estipulado. Hoje, esta modalidade está com força no mundo inteiro e o seu principal skater ainda é o americano chamado Rodney Mullen. Muitas manobras do street de hoje em dia, vêm do freestyle.







Mini-rampas
As mini-rampas são populares em todo o mundo, pois devido à pouca altura que elas possuem, as manobras são executadas com uma maior facilidade. Nesta modalidade há a mistura de street com vertical. Na realidade as mini rampas são um mini half pipe, onde as paredes não chegam a ficarem verticais. Elas variam de 1 a 2 metros e 10 cm de altura. São excelentes para se aprender manobras, principalmente as que utilizam bordas, onde o eixo ou as rodas permanece em contacto com o coping (detalhe de acabamento feito por um cano, inspirado nas piscinas americanas de fundo de quintal). Estas pistas são facilmente construídas. O risco de se partirem com uma manobra é bem pequeno e é uma prática necessária para a evolução de qualquer skater.









Pool Riding
Uma das modalidades mais loucas de skate, pois é praticado em piscinas vazias , que com as suas paredes arredondadas são verdadeiras pistas de skate. Na realidade as pistas de skate em forma de Bowl (bacia) são inspiradas nas piscinas, que tinham a transição redonda: azulejos e coping. O fundo redondo das piscinas americanas é para o caso de a água congelar as paredes não arrebentarem, pois nesse caso o gelo iria para cima, não fazendo pressão nas paredes. Na década de 70, alguns skaters da Califórnia, mais precisamente de Santa Mónica, aventuraram-se a andar em piscinas vazias, e assim foi criada o Pool Riding que actualmente é uma modalidade underground praticada por alguns skaters que gostam de transições rápidas. Recentemente, em 1999, a Vans (uma marca de ténis para skaters) inaugurou uma das maiores pistas da América, onde a atracção principal é uma réplica da famosa piscina Combi Pool que ficava na extinta pista de Pipeline em Upland, e já prometem outra pista para breve, sempre com a inclusão de piscinas no seu desenho.

Street Style
No skate de rua (street skate), os praticantes utilizam a arquitectura da cidade, por exemplo, bancos, escadas e corrimões (elementos do mobiliário urbano) como obstáculos para executar manobras.

Vert ou Vertical

A modalidade vertical é praticada numa pista com curvas (transições), com 3,40m ou mais de altura, três metros de raio e quarenta centímetros de verticalização, geralmente possuem extensões. A pista, que apresenta a forma de U, denominada de half-pipe e pode ser feito de madeira ou cimento.