segunda-feira, 21 de abril de 2008

Sugestões e Cuidados a ter na prática de Skate

O skate é um desporto que pode ser considerado hobbie, mas é também muito competitivo, havendo mesmo um circuito internacional. Os skaters mais experientes podem dar-se ao luxo de fazer truques mais arrojados com rodopios, saltos sobre obstáculos e movimentações mais arriscadas. Todas essas manobras ajudam a queimar calorias e a obter um rendimento físico melhor.
O skate é um excelente exercício aeróbico e ajuda bastante a tonificar alguns músculos, principalmente os quadríceps. Apesar disso, o pessoal que anda de skate gosta do desporto simplesmente pelo prazer e pela adrenalina. Essa é uma grande vantagem, pois a pessoa está a mover-se, a praticar desporto, cuidando da saúde sem esperar resultados em troca. Para ter um melhor desempenho nas suas sessões de skate procure saciar as necessidades do seu corpo por nutrientes fundamentais. Assim poderá aumentar as capacidades do seu sistema imunológico, os seus níveis de energia, a sua massa muscular, a sua concentração e reduzir gorduras de forma saudável.

Benefícios da práctica do Skate:
O benefício estético é o fortalecimento das juntas e a estabilidade dos ligamentos em torno dos joelhos e tornozelos. Aumenta os batimentos cardíacos, podendo ser considerado um excelente exercício aeróbico, por causa dos impulsos com um dos pés, para dar velocidade ao skate. Desenvolve uma melhor consciência corporal, flexibilidade, tônus muscular, concentração, segurança e equilíbrio.


Riscos/Cuidados na práctica de Skate:

As proteções para quem anda de skate são fundamentais.

Protector para os joelhos, cotovelos e capacetes são os mais importantes. As fraturas, cortes e feridas são muito comuns. Principalmente nas pernas braços, joelhos e cotovelos. Torções no punho também são muito comuns.


Principais agrupamentos musculares utilizados durante a prática de Skate:

Gémeos; Quadríceps ; Tendão de Aquiles; Abdómen ; Trapézio; Dorsal .


Sugestões para um melhor Rendimento Físico na Prática de Skate:

Respire bastante antes de dar impulsão no skate com um dos pés. É importante que não falte fôlego nesse momento, pois requer bastante esforço.

É importante ter uma boa coordenação, trabalhar para ter bastante velocidade, equilíbrio e noção de colocação do corpo no espaço.


Materiais/Equipamentos para a Prática do Skate:

Joelheiras: protegem os joelhos numa eventual queda.
Cotoveleiras: importante para proteger os cotovelos, que são muito sensíveis e também ficam bastante expostos, no caso de uma queda.
Capacete: protege a cabeça de uma eventual queda.

Skate: o skate é composto por rodas, rolamentos e a tábua. Cada skater monta o seu skate com o material que acha mais adequado.

Ténis: têm de ser apropriados para andar de skate, com sola anti–deslizante.