segunda-feira, 21 de abril de 2008

Manobras

Todas as manobras de skate são variações de ollies* e shovit*, vão aumentando de dificuldade quando mais combos* são juntos às manobras. Estas podem ser praticadas em qualquer sítio com a ajuda e dicas certas, dependendo do seu estado em cima do skate (goofy* ou regular*) os pés terão movimentos diferentes.

*Ollie - Manobra básica do street, o salto, consiste em bater no tail* até este tocar no chão e saltar para frente mantendo o pé dianteiro colado a tábua, dando um chuto na tabua . Para mandar ollies cada vez mais altos, é necessário força e agilidade, sincronizando os movimentos.

Ollie North – Nesta manobra o skater da um ollie seguro e retira o pé da frente, puxando-o com mais força.

*Nollie - Uma variação do ollie. O Nollie consiste nos mesmos movimentos, só que em vez de levar a parte de trás ao chão, com o pé da frente leva se o nose* a bater no chão e faz se o movimento de chuto com o pé de trás. Manobra mais complicada do que o ollie, já que existe uma troca de pés, apenas com o tempo e treino poderás executá-la.

Fakie ollie – O Fakie Ollie consiste numa manobra onde o skater se põe em switch* mas com o pé que é costume bater o ollie no nose puxando um ollie mas ao contrário, indo de costas para a frente, menos complicado que o nollie já que e executada com os pés na mesma ordem que se faz um ollie.

Ollie-Flip - Conhecido também como kickflip pelos americanos, noutras palavras é dar um ollie mas em vez de se puxar o skate com o pé todo, esta rotação irá ser feita pelo pé da frente mas a puxar para um dos cantos do nose no seu eixo logitudinal. Existem variações desta manobra, podendo dar-se dois flips chamado de double flip. Esta também pode ser executada em fakie e em nollie.

Ollie-Heel - Mais uma variação de flip, também conhecido como heelflip onde o pe de trás funciona da mesma maneira que no flip e no ollie mas o pé da frente em vez de puxar com a parte da dos pés, puxa-se com o calcanhar (heel = calcanhar) para a extremidade do nose da tábua. Um pouco mais complicado que o flip já que este irá rodar mas sem se conseguir ver, já que o pé fica à frente da tábua. Esta manobra pode ser executada com duas rotações chamando-se double heelflip e é também executada em fakie e em nollie.

Pop-shovit – Manobra executada puxando o pé não para cima mas para a frente. Primeira manobra de rotação de 180º. Enquanto o pé da frente é chutado para a frente, o pé de trás é chutado para trás em total sintonia, fazendo com que o skate rode 180º por baixo do skater. O pop-shovit pode ser executado não só em 180º mas também variações de 360º,720º etc, executada em frontside e backside.

Bigspin – Esta manobra é uma variação de pop shovit onde o skater puxa um 360º pop shovit e roda o corpo 180º, esta manobra é feita em nollie, fakie, frontside e backside.

Frontside ollie – O frontside ollie é quando o skater roda o skate para as costas rodando também o corpo com ele, esta também pode ser executada em ollie e nollie. Backside ollie – Aqui o skate e o corpo em vez de rodarem para as costas roda para dentro, mais difícil do que o frontside, esta também podendo ser executada em nollie e em fakie.

360º ollie - Esta manobra e quando em frontside ou backside o skate em vez de rodar 180º roda 360º,manobra complicada já que necessita de bom domínio em 180º frontside e backside,nesta manobra o pe mais importante será o da frente que serva de impulsionador para que o skate roda mais do que o normal,em vert devido ao balanço e possível dar mais rotação tais como o 900º inventado por tony hawk*,executada em fakie e nollie.

Varial-flip - Esta manobra e a primeira e mais fácil junção entre um flip e um pop-shovit, e necessário dominar bem ambas as manobras,o movimento que o pe deve fazer será o pe de trás lançado para trás depois de bater o pop e o pe da frente puxando um flip com um ligeiro movimento para a frente para ajudar na rotam completa do pop-shovit, executada em fakie e em nollie .

Varial-heel - Esta manobra semelhante ao varial flip mas com a diferença de se executar um frontside pop shovit e um heelflip,manobra mais complicada já que para executar o front pop terá de se dar um pequeno salto para as costas puxando um heelflip enquanto executa o salto,o movimento do pe de trás será puxar a tábua para as costas e o movimento do pe da frente será puxar um hellflip ao mesmo tempo que se deixa ir de costas, executada em fakie e nollie.

360 flip/tre-flip – Talvez umas das manobras mais difícil mas mais bonitas de executar,esta manobra e a combinação de um 360º pop-shovit com um flip, ao contrario do varial que roda apenas 180 esta rodara 360º, enquanto o pe de trás terá de bater um forte backside pop-shovit terá ao mesmo tempo de puxar um flip, terá de ser um forte flip para que rode ao mesmo tempo que o pop-shovit, o truque nesta manobra e esperar que esta rode tudo enquanto nos mantemos no ar,percisara de muito treino para conseguir executa-la.

Inward heelflip - Esta manobra algo complicada exije que se bate um backside pop-shovit e puxar um heelflip ao mesmo tempo manobra algo complicada já que o heelflip se puxa para a frente e o backside pop também terá de haver uma rápida agilidade do pe da frente, esta manobra terá de rodar por entre as pernas, esta pode ser executada rodando um 360 shovit chamando se 360ºinward heel.

Frontside-flip – Esta manobra uma das mais complexas e difíceis de executar já que e necessário bater um frontside e puxar um flip,uma dica para esta manobra e deixar que o skate rode entre as penas, para executar perfeitamente devera puxar 1º um flip e sim depois um frontside, nesta manobra o corpo deve rodar também não como no varial flip onde apenas o skate roda e o corpo deixa se estar na mesma posição, esta manobra da pa ser executada tanto em fankie como em nollie.

Backside-flip – Esta manobra e algo complicada já que terá de se juntar um backside ou seja rotação da tábua e do corpo para dentro mas com a adição de um flip, esta manobra embora complicada e bem aprendida por aqueles que se esforçam a andar de skate, feita em nollie e fankie.

Frontside-heelflip – esta sim uma manobra bem complicada já que ira se rodar o skate para o lado contrario que se ira bater o heelflip, o skate rodara sem sequer ser visto, o skater terá de o apanhar mesmo no ponto certo, tal como o frontflip o frontheel terá de ser executado 1º o heel e depois o frontside algo complicado mas que com treino se consegue obter,executada em nollie e fankie.

Backside heelflip - Esta manobra semelhante ao
backside flip ,as com a diferença de se puxar um heel e não um flip, um pouco mais complicado que o backside flip.

Finger-flip – e manobra e executada através da rotação em flip ou heelflip através não dos pés mas dos dedos puxando cada flip para o seu respectivo lado.

Casper flip - o casper flip e quando a tábua faz uma rotação de flip mas volta para trás fazendo um backside pop-shovit apenas com o pe da frente.feito em nollie e fakie.

Impossible – esta manobra e das mais complicadas de fazer já que o skate em vez de rodar na horizontal ira rodar na vertical, através de um impulso super forte feito no tail para a frente e a ausência de movimento do pe da frente, este ate devera ser retirado do skate quanto bater o pop e empurar para a frente, feita em nollie e fankie..esta manobra não tem imagem devido a sua dificuldade poucas pessoas a executam.

Hardflip – esta manobra como o nome indica e difícil de se executar porque tal como o impossible roda na vertical com a diferença de ser puxado um flip,esta manobra e considerada muito perigosa com perigo acrescentado para os rapazes já que a tabua tem um movimento vertical de rotação,executada em nollie e em faki

Manual – esta manobra e executada quando o skater apenas usa as rodas de trás para se deslocar, esta pode ser uma boa maneira para fazer combinações, já que com perícia soficiente ira ser possível passar de qualquer manobra para manual, para executar esta monob ra terá de ter grande equilíbrio, 1º iram sair pequenos manuals mas com o treino e possível fazer ate querer, o manual pode também ser feito com as rodas da frente apenas passando a chamar se nose manual, pode também ser feito apenas com um pé tanto em nose como em normal chamando se, one foot manual/one foot nose manual.


Grinds

Os grinds são manobras feitas pelo skater em curbs (muros, parapeitos etc) e em corrimões quadrados ou cilindricos(de escadas etc),estes podem ser executados de diferentes maneiras e com diferentes partes do skate, alguns mais complicados e arriscados que outros, os grinds são por vezes as manobras mais arriscadas que um skater pode fazerja que os trucks apenas apoiam em pouca areia de ferro, quando te atirares a algum rail já não podes vacilar, endireita o skate ganha coregem e da um ollie seguro, nos grinds todo o que e feito com a tábua e um slide* e tudo o que e feito com os trucks e um grind*.

50-50 – Este será o mais fácil e o primeiro a ser ensinado a quem se queira atirar a curbs e corrimões, esta consiste em aterrar em cima de um corrimão ou curb apenas com os tucks, este pode ser realizado um backside e frontside,em nollie e fankie.

5-0 – Para executar este grind terás de dominar bem a manobra ollie para manual já que esta manobra e feita apoiando apenas os truck de trás no curb ou corrimão,executada em nollie e fakie e bs e fs.

Nose grind - esta manobra para a executar tem de se dominar bem o ollie para nose manual, já que esta e feita através do apoia apenas dos truck da frente no rail, executada em nollie e em fakie e bs e fs.

Smith grind – Este grind e algo difícil já que é apenas apoiado no rail com o truck de trás mas também com o nose inclinado para o lado de dentro do rail sem tocar no corrimão, executado em nollie e fakie e bs e fs.

Feable grind – Este grind e feito quando os skater tal como no smith apoia apenas o truck de trás no rail,mas ao contrario deste o nose neste grind fica virado para fora do rail, este pode ser executado em nollie ou fakie e bs e fs.

Salad grind – Este grind ah semelhança do smith e do feable utiliza apenas o truck de trás para apoio no corrimão, o
nose do skate fica para fora do corrimão mas com a diferença de que o nose fica levantado e não baixo como no smith e no feable,executado em nollie e fakie bs ou fs.

Crooked grind – A diferença do smith do feable e do salad, este grind e feito com os trucks da frente com o tail virado para dentro do corrimão, executado em nollie e fakie, bs ou fs.

Overcrooked – Esta manobra e semelhante ao crooked mas com a lijeira diferença que o tail ira ficar para o lado de fora do rail,executado em nollie e fakie bs ou fs.

Boardslide – Este grind e feito com o centro da tábua virada para cima, talvez um dos mais básicos grinds, pode ser executado em nollie e fakie podendo ser bs e fs.

Lipslide – Este grind e feito quando se entra no rail tal como o board slide mas do lado de fora do rail, executado em nollie e fakie podendo ser bs e fs.

Noseslide – este grind feito com o nose de tábua apenas apoiado por este mesmo no rail, podendo ser em nollie e fakie podendo ser bs ou fs.

Tailslide – grind feito apenas com o tail da tábua apioada no rail podendo ser em nollie e fakie, bs ou fs.

Bluntslide – possivelmente um dos grinds mais difíceis e perigosos de fazer, este e feito quando o skater encaixa no rail apenas com o tail mas verticalmente em relação ao eixo do corrimão, podendo ser em nollie ou em fakie, bs ou fs.

Nosebluntslide – concerteza o grind mais difícil de executar e feito tal como o blunt mas com a diferença de ser feito com o nose da tábua, executado em nollie e fakie podendo ser feito em bs ou fs.

Darkslide – Um dos grinds mais difícil de executar já que a tábua e colocada no rail como o board slide mas com a diferença de que neste a lixa fica em contacto com o rail ou seja a tábua esta virada ao contrario,executada em nollie e fakie podendo ser bs ou fs.


Grabs

Os grabs e quando o skater da um ollie e depois agarra a tábua em qualquer sitio desta, dependendo do sitio onde este agarou então o nome do grab será diferente os grabs podem ser uma bom combinação para depois de um flip ou qualquer outra maneira, o estilo de skate que mais utiliza os grabs e o vert.

Melon – este grab e quando o skate com a mão da frente depois de puxar o ollie se agacha e agarra a parte de trás paralelo ao centro do skate.

Indi – esta manobra e quando o skater puxa um ollie e agarra mesmo na parte central da tábua mas com a mão de trás.

nose grab – quando o skater com a mão da frente agarra no nose do skate.

Tail grab – esta manobra e quando o skater puxa um ollie e agarra a tábua no tail com a mão de trás.

Airwalk grab – esta manobra consiste em saltar agarrar o skate no nose enquanto que o corpo ira dar o tipo de uma pedalada no ar.

Rocket air grab – neste grab as duas mãos agarrao no nose e os dois pés ficam no tail.

Benihana grab – neste grab a mão de trás agarra no tai enquanto o pe da frente se estica para a frente e o pe de trás sai da tábua.